Vamos lá. Direto ao assunto. Don’t Look Up é um bom filmito. Sem ser nada de muito memorável, acaba por ser um bom filmito. Bem realizado, bem interpretado e especialmente bem escrito. Se bem que se fosse mais curto uns 15 minutitos não se perdia nada. Lá mais para o meio do filme derrapou um bocado, entrou em loop e quase que se tornou repetitivo. Mas lá está, é um bom filmito, não é uma obra-prima. O que mais se destaca aqui é a história e a dinâmica do guião. É uma excelente crítica aos tempos actuais.
Uma dupla de cientistas (Leonardo DiCaprio, Jennifer Lawrence) descobrem que um enorme asteróide está em rota de colisão com a Terra. Os cálculos dizem que vai inevitavelmente chocar com a Terra dentro de poucos dias. O resultado será um evento de extinção em massa e o possível fim da vida na Terra. Mas, contrariamente aos filmes de heróis americanos que quando confrontados com um desafio sobre-humano e uma tarefa hercúlea se esforçam e se sacrificam em prol da humanidade (ou da namorada…) e acabam por resolver o problema quando o detonador está quase a marcar o último segundo, aqui, os cientistas não são bem recebidos. Primeiro, ninguém os leva a sério, o que leva a dupla a desdobrar-se em contactos para dar a conhecer o problema. Involuntariamente acabam apanhados na rede do mundo lunático dos teóricos da conspiração (há quem “prefira” não acreditar na existência do asteróide e por isso gritam “don’t look up!!”), mas lá acabam por passar a mensagem. Em segundo, mesmo depois de mostrarem cabalmente que o asteróide é verdadeiro e que causará destruição geral, parece que mesmo assim ninguém tem pachorra para resolver o problema. Há coisas mais importantes para serem tratadas, como por exemplo, questões políticas e económicas. As peripécias, os desencontros, a desconfiança dos media, e a inoperância dos políticos levam a dupla de cientistas quase à loucura.
No fundo, Don’t Look Up é uma sátira sobre o comodismo, a inoperância, a estupidez, mas especialmente sobre os jogos de interesses. E até seria uma boa comédia se não fosse triste. Triste, porque na realidade aquele asteróide é obviamente uma metáfora sobre a emergência climática. Está aí à vista, todos os dados são constantemente confirmados, o resultado será obviamente desastroso… mas parece que ninguém quer saber do assunto… porque há questões políticas e económicas para resolver no imediato. Desde o cidadão anónimo ao mais alto governante, toda a gente se está a borrifar para o assunto. Indo para além do filme, na realidade, ninguém quer saber do assunto porque são todos uns egoístas de merda. Ninguém quer saber do planeta para nada. Ninguém quer saber da plantas para nada. Nem dos fungos. Nem dos animais. Nada. Foram décadas de doutrinação a afirmar que a competição e o egoísmo são bons para o desenvolvimento económico. É o egoísmo que põe a carne no prato… Quantas vezes já eu ouvi esta expressão? Vezes sem conta. E onde fica o mundo natural e o planeta nesta equação? A resposta geral tem sido: “Que se foda o mundo natural e o planeta”. Há que manter o “nosso estilo de vida” e por isso adia-se o problema mais para a frente… indefinidamente se for preciso. Ou até estarmos a torrar com 50º de temperatura… ou a água deixar de correr lá na torneira de casa. Aí a emergência climática passa logo para o primeiro plano. Parece-me que com esta aproximação egoísta e estúpida vamos todos morrer. Bem… Estou a divagar. Adiante. Tal como tinha dito antes, este filmito”até seria uma boa comédia se não fosse triste”. Mas, pelo menos, fico contente por ainda existirem pessoas (Adam McKay) com um grau de inteligência alto para mostrarem este assunto tão grave desta forma agridoce.
Ia falar sobre as prestações de um elenco secundário de luxo com nomes como Jonah Hill, Mark Rylance, Tyler Perry, Timothée Chalamet, Ron Perlman, Cate Blanchett e Meryl Streep, mas já nem me apetece. Chateia-me esta temática. Vale a pena ver este filmito com atenção porque tem muitos bons pormenores ao nível do guião e da crítica social. Foi uma boa surpresa, mas face ao tema, preferia que este filme não existisse. ●●●○○
Leave a Reply