Sad Hill Unearthed é um dos documentário mais estranhos que já vi. Não por ser propriamente estranho (nem sequer é muito bom) mas porque me deu a conhecer (e perceber que existe) uma outra perspectiva sobre o cinema: a arqueológica. E proporcionou-me uma enorme surpresa.
Em Espanha, mais propriamente em Burgos, um grupo de fãs do magnífico filme “The Good, the Bad and the Ugly” desenterraram o cenário onde foi filmada a icónica cena final no cemitério. Apesar do sítio ter sido construído de raiz (5000 campas em formato circular [único e espectacular]) foi abandonado logo após as filmagens e deixado ao abandono durante quase 50 anos. Obviamente pouco restou, e nada restaria, não fosse este grupo de amigos (inicialmente) e uma série de fãs malucos (no bom sentido) que conseguiram resgatá-lo do esquecimento. Apesar de já ter visto o filme “n” de vezes, não conheço muito bem a história behind the scenes, e portanto não fazia ideia que tinha sido filmado tão perto. Uma gigantesca surpresa. Não fazia ideia. Fiquei boquiaberto e muito entusiasmado.
Tem a contribuição de Ennio Morricone, James Hetfield (sim, dos Metallica), Joe Dante, Álex de la Iglesia, Clint Eastwood e do próprio mestre Sergio Leone, entre outros.
The Good the Bad and the Ugly é um filme que me é muito especial, mas quanto a isso, terá o seu próprio espaço. Dou os meus parabéns aos gajos que descobriram isto e a todos os que não deixaram morrer uma parte importante da história do cinema. Os meus sinceros parabéns ao Guillermo de Oliveira pelo esforço de pesquisa e também pelo documentário. Fica a promessa de um dia ir lá visitar o local pessoalmente. ●●●○○