Os Fratellis, uma perigosa família de mafiosos conseguem escapar-se da prisão. Entretanto, um grupo de miúdos encontra uma antigo mapa que os vai guiar até ao tesouro escondido do famoso pirata “One-Eyed Willie”. Como todos estão a gozar os últimos dias juntos, pois vão ter de se mudar para que o seu bairro seja transformado num campo de golfe, os miúdos vêm nesta caça ao tesouro a única forma de salvar as casas e a sua amizade. Para isso vão embarcar numa grande aventura em busca do fantástico tesouro, numa luta contra o tempo, pois ao mesmo tempo têm de evitar que os Fratellis os consigam apanhar.
Um dos meus filmes de aventuras preferido é The Goonies. Tem tudo. Aventura, acção, fantasia e até uns arrepios. É a aventura que qualquer miúdo daquela altura imaginava ter. Por sorte, vi-o na altura em que de facto era um miúdo. E ficou-me marcado para sempre. É fácil uma pessoa identificar-se com alguma das personagens, porque todas elas são uma espécie de estereótipo dos miúdos da altura: o gordinho, o “techie”, o tímido ou o gabarolas. Quem é que naquela altura não teve amigos assim?
Toda a gente envolvida na criação do filme merece os parabéns, mas o pessoal do casting merece palmas a dobrar. Os miúdos foram muito bem escolhidos:. Sean Astin, Josh Brolin, Jeff Cohen, Corey Feldman, Kerri Green, Martha Plimpton Ke Huy Quan. Embora a maior parte tenha “desaparecido do mapa” assim que chegaram a adultos (como é normal nos castings juvenis), ainda há pouco tempo podemos ver Sean Astin no Lord of the Rings e, obviamente, Josh Brolin dispensa apresentações: é um dos melhores actores americanos da actualidade. Na parte dos adultos, a escolha também foi muito feliz: Robert Davi e Joe Pantoliano ainda andam na ribalta; Ao fim de tantos anos, alguém teria de “ficar pelo caminho” como é o caso de John Matuszak e Anne Ramsey, que tragicamente morreram pouco tempo depois. O tempo é uma coisa de malucos. já se passaram 35 anos desde a estreia no cinema. Nem parece verdade, até porque lembro-me do filme todo como se o tivesse visto anteontem… Por isso é que o tempo, ou melhor, a persistência no tempo, são uma das minhas formas de classificar um filme. Se me marca é porque é bom. E este ficou agradavelmente marcado no meu cérebro.
Por isso a pergunta impõe-se. Como é que um filme “comercial”, uma aventura de miúdos, consegue ser tão bom? Realização de Richard Donner, história de Steven Spielberg e argumento de Chris Columbus. É preciso dizer mais alguma coisa? Tudo pessoal mítico e que sabe muito bem o que faz. Mesmo sem saberem, foram autênticos fazedores de material nostálgico. Um grande abraço e um grande obrigado para todos eles.
É por isso que The Goonies, para mim, é dos melhores filmes com caças ao tesouro que já vi e o derradeiro filme de acção e aventuras para miúdos. E acho que para graúdos também. Uma pequena jóia esquecida no tempo e que não tarda nada estará a ser alvo de um remake. É mais um dos meus feelings… ●●●