Após o sucesso do primeiro Star Trek nas salas de cinema, a inevitável sequela: Star Trek II: The Wrath of Khan. Desta vez, James T. Kirk e a sua fiel tripulação da USS Enterprise, enfrentam Khan Noonien Singh, um humano geneticamente modificado que procura vingança, após escapar de um exílio forçado. Pelo meio há um poderoso dispositivo de terraformação chamado Gênesis, que tanto pode ser uma ferramenta de criação como de total destruição. No final chocante, Spock morre. Pronto. Já o disse. Estraguei tudo, não foi? Não há problema, ele depois volta. Isto é ficção científica “pura”. Tudo é possível e tudo pode acontecer. Basta imaginar e os efeitos especiais vão logo a seguir… Apesar de ser obviamente posterior, Star Trek II parece ter sido feito anos antes do original. É muito mais fraquito e tem mais ar de série de TV do que filme. Mas isso dá-lhe uma familiaridade que estranhamente não desgostei. Para além da “equipa” do costume (William Shatner, Leonard Nimoy, DeForest Kelley, James Doohan, Walter Koenig, George Takei, Nichelle Nichols), detectei uma muito jovem Kirstie Alley e se alguém ainda não tinha reparado, o “másculo” (na altura, a definição visual de “másculo” era isto…) Khan é representado por Ricardo Montalban. Sim. Esse mesmo, o Roarke da Fantasy Island… ●●○○○