Game of Thrones: The Last Watch é um documentário que incide essencialmente sobre a última temporada da série Game of Thrones, que diga-se, poderia facilmente ser uma das melhores de sempre, não fosse aquela última temporada apressada e anedótica. Infelizmente a disneyficação dos argumentos deu nisto… E, não sei porquê, mas aposto que o pessoal mais técnico (argumentistas, realizadores e afins) que trabalhou na série, não tarda nada vai aparecer por aí ligado a um qualquer mega-hit da Disney. É um feeling que tenho… Adiante.
Como documentário, The Last Watch é algo que se vê e facilmente se esquece. Se ainda estivéssemos no mundo dos DVDs, isto seria um daqueles extras no segundo CD que nunca ninguém punha a rodar. Acaba por ser medianamente bom, apenas porque dá uma visão atrás das câmaras que pessoalmente gosto sempre de ver. Tirando isso, nada de novo. É apenas um paliativo para aqueles fãs mesmo viciados em Game of Thrones e que após o final da série começaram imediatamente a entrar na fase da ressaca. Mas não vale a pena entrar em loucuras. Vivemos no séculos XXI e presos num aparente eterno loop de sucessos por isso acredito que uma nova série (ou como se chamam agora, um spin-off) deve estar por aí a bater, e garantidamente com imenso sucesso. Mas o que fica é isto: depois do final atabalhoado e sem nexo que engendraram para tentar apanhar as pontas soltas deixadas nas temporadas anteriores, este documentário seria uma oportunidade de ouro para fechar impecavelmente a série. Mas nem isso aconteceu. Foi verdadeiramente um final inglório – e vou-me repetir – para uma das melhores séries de sempre. É mesmo triste estragar assim uma coisa.
Depois de estar 2 horas a ver todo o elenco e toda a equipa de produção a queixar-se do quão difícil, complicado e duro era fazer a série, a lamentarem-se do frio, das viagens, da logística e mais não sei o quê, a sensação com que fiquei é que este documentário é quase um pedido de desculpas dissimulado por terem feito aquele final de temporada merdoso e que assassinou anos de esforço para criarem aquela que – digo-o novamente – facilmente poderia ter sido uma das melhores séries de sempre. Fiquei tão desgostoso que considero quase um crime o que fizeram. Uma pena. ●○○○○

Leave a Reply