Quando nas primeiras imagens vi mergulhadores no Iucatão, pensei que ia ver mais um filme de terror de adolescentes, cheio de actores com corpos de ginásio, com dentes estupidamente perfeitos e em que as moças aparecem com biquinis ridiculamente minúsculos. Felizmente enganei-me. O filme passa-se numa caverna dos Cárpatos. Thank God.
The Cave (2005) é um filme de terror fraquinho, sem linguagem obscena e sem mortes gore. Por vezes parece um filme SyFy mas com esteróides. Tem dois actores com algum potencial, Lena Headey, da Guerra dos Tronos, 300 e Cole Hauser, que já tinha visto em Pitch Black. De resto, The Cave é uma colagem de clichés dos filmes de terror, com uma história típica do género de sobrevivência: os protagonistas ficam presos num sítio e têm de procurar uma saída. Só alguns escapam.
O pior elogio que se pode fazer a um filme de terror é dizer que é um filme para (quase) toda a família, mas é isso que The Cave parece. Mas tem duas coisas positivas: não é um filme de terror de adolescentes (já são insuportáveis há muito tempo) e termina muito bem: faz lembrar alguns dos finais dos episódios da Twilight Zone. Só por isso já merece algum destaque. Vê-se. ●○○○○
Se alguém preferir o mesmo tema claustrofóbico, a mesma história de cavernas que se fecham por acidente e as mesmas personagens estereotipadas, mas sem monstros, há também Sanctum (2011). James Cameron é produtor executivo porque pelos vistos gosta de ir ao fundo das coisas, especialmente se tiverem água. As imagens são quase as mesmas do outro filme e as peripécias também. Continua a ser muito bem filmado, mas agora é em 3D. (Será que já passou a febre dos filmes em 3D?) É tudo igual, mas sem o (suposto) terror dos monstros cavernosos. O perigo é a própria caverna e como ela afecta os protagonistas. Os actores parecem um pouquinho melhores (Richard Roxburgh, o excelente Duke do Moulin Rouge e Ioan Gruffudd, dos filmes Fantastic Four) mas quase não se nota. Mas também, este não é um filme para actores, é um filme sobre uma caverna. E a caverna está muito bem fotografada, aparece retratada em imagens muito bonitas, proporciona muita acção com água e imensa escuridão, apesar de por vezes parecer que é a caverna mais bem iluminada do mundo. Também se vê. ●○○○○
Leave a Reply